26
Abr

Manutenção em nobreaks

Você sabia que manter uma programação de manutenção pode aumentar a vida útil do seu nobreak?
Quedas bruscas e oscilações de energia podem causar uma série de danos aos aparelhos, e quando acontecem em uma empresa podem significar também atraso na entrega das demandas e perda de trabalho já realizado. Por isso, a importância de realizar a manutenção de Nobreaks de pequenas empresas a grandes indústrias.
Há três tipos de prevenção, que são a preventiva, a preditiva e a corretiva. A diferença entre elas diz muito sobre como você está cuidando dos seus equipamentos e dos nobreaks a eles conectados.
 Manutenção preventiva
É aquela em que há ações periódicas e programadas para verificar o problema antes mesmo de sua ocorrência. Exemplo disso é quando você substitui a bateria do nobreak antes mesmo do produto gerar alarmes.
Manutenção preditiva
Situação em que o sistema emite sinais de que é necessário algum tipo de intervenção, mas o problema não chega a repercutir para o cliente final. Se o seu nobreak já soou algum alarme, você age nessa etapa.
Manutenção Corretiva
Tipo de manutenção em que o problema já ocorreu e precisa de uma solução de conserto ou reposição do equipamento ou sistema. Isso geralmente ocorre quando o produto fica funcionando anos a fio sem revisões periódicas. Nesses casos, a situação pode chegar a um estágio em que não é mais possível correção. 
Assim, escolher a manutenção preventiva, além de ser a solução mais inteligente e estratégica, é a mais barata. Isso acontece pelo fato de que a manutenção corretiva sempre implica mais custos para reposição ou consertos. Outro fator é que, até vir outro nobreak, é inevitável a queda de produtividade, uma vez que ele garante o pleno funcionamento de servidores, redes, computadores, wi-fi, modens e outras ferramentas de trabalho.
O principal cuidado com os nobreaks diz respeito às baterias, que têm vida útil determinada. A nossa sugestão é que sua empresa realize manutenção programada, para evitar o desligamento do nobreak. O ideal é fazer manutenção preventiva de acordo com as especificações do fabricante, justamente para realizar o mapeamento de todos os nobreaks e das datas para eventuais substituições de bateria de forma programada.
 As baterias geralmente duram de 3 a 5 anos, dependendo do uso e da manutenção preventiva. Além das baterias, há outros acessórios que integram o nobreak e precisam ser monitorados com periodicidade, como coolers, terminais de contato e tomadas.
 Agora que você já sabe o quão importante é realizar a manutenção preventiva em seu nobreak, entre em contato com o nosso time, estamos disponíveis para atendimento 24 horas.